quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dor de estimação – o fim


Passou da hora de colocar um ponto final no fantasma da nossa gestação: a dor nojenta na coluna/perna. A última atualização sobre o assunto foi em fevereiro. Não lembro detalhadamente o que aconteceu de lá pra cá, mas foi mais ou menos assim:

- depois do remédio com morfina que não fez efeito nem por dois dias, tivemos nova consulta com o GO de Campo Mourão que receitou injeção de corticoide para amadurecer os pulmões do Pedro, já que não tínhamos certeza se aguentaríamos até o final da gestação. Também receitou um paracetamol mais forte. Saímos do consultório direto para a farmácia. Não senti nem a picada da agulha. A dor na perna estava muito, mas muito pior. Incrivelmente no dia seguinte melhorou, mas depois tivemos piora novamente.

- lá pela 38ª semana, a dor sumiu. Quase dei pulos de alegria, mas a barriga estava muito pesada para isso. Nem acreditava e nem sabia o que tinha feito efeito, afinal. A questão é que estava boa e foi ótimo. Deu um gás para aguentar até o finalzinho.

- na 40ª semana, ela voltou. Mais fraca, mas voltou. Quando começou o trabalho de parto, ela estava lá e foi por culpa dela que corremos para uma opção com analgesia.

- terminou que a melhor parte da cesárea foi a anestesia que não deixou sentir o corte, nem a dor na perna. No mesmo dia do nascimento, estava uma maravilha. No dia seguinte, voltou um pouquinho.

- até mais ou menos um mês depois do nascimento do Pedro, ainda tinha algum resquício, sabe?! Dava uma mancadinha de leve, mas a cada dia ia diminuindo e diminuindo. Fiquei com um pouco de medo de piorar por ter o peso dele nos braços, mas deu tudo certo.

Hoje dá pra dizer que não temos mais dor. Finalmente, né?! Sinto um pouco de fraqueza nos joelhos e agachar ainda é um movimento tenso, abaixar muito também, porque perdi bastante musculatura por ficar muito tempo de repouso. Mas dor não tem e o resto a gente recupera com o tempo. Nada que o Pedro personal trainer não resolva!!!

O que era, afinal? A posição do bebê pressionava algum nervo ou qualquer outra coisa que causava a dor. Vai acontecer novamente numa outra gestação? Não tem como saber. A osteopata diz que podemos fazer um acompanhamento desde o início para preparar mais o corpo. Mas daquele jeito, né?! Gravidez é sempre uma caixinha de surpresas. O importante é que vencemos essa etapa ruim e agora só temos felicidade com o rapazinho =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário