sexta-feira, 15 de junho de 2012

A louca do estímulo

Ainda grávida, me joguei na busca por brinquedos que pudessem estimular o Pedro desde bebezinho. Acessei várias lojas virtuais e nada. Mas estava buscando no lugar errado...
Ontem passei a fazer parte do grupo “Montessori para mamães”, no facebook. O método Montessori é apenas um dos muitos métodos de educação. Não defendo um ou outro, mas sim o equilíbrio entre tudo o que eles tem de bom. Acabei estudando um pouco disso na pós de Docência em Gastronomia e é um assunto bem interessante, especialmente quando chegamos na fase de escolher a escolinha (ainda tem tempo, não vamos sofrer por antecipação). Por enquanto a liberdade e interatividade pregada por Maria Montessori vem muito a calhar e divido aqui algumas divas excelentes tiradas do grupo:
Primeiro, o quarto – cheio de cor (o contraste é bem mais interessante para eles que as cores pastéis) e com os brinquedinhos bem à mão. Não precisa de grandes investimentos e móveis feitos sob medida. É mais questão de criatividade materna, mesmo, hehehehe



Não estranhe! Ambiente montessoriano não tem berço. Tem colchão no chão!


Brinquedinhos – móbile. Você pode gastar os tubos num barulhento da Fischer & Price (que te garante 20 minutos para tomar banho, ufa!!), ou usar o que tem em casa para montar um simples, mas que tem o que sei filho precisa, que é barulhinho, superfícies gostosas de apertar e morder (daqui alguns meses, no nosso caso).


Tem muito mais sobre brinquedos, mas deixo aqui mais uma opção bem bacana: um tapete sensorial feito em casa.


Essa do espelho é bem legal! Já tivemos uma ótima experiência com o Pedro que ficou enlouquecido mexendo as perninhas e analisando cada movimento. "O espelho oferece a oportunidade de se ver e estudar o seu próprio reflexo, estudar seus próprios movimentos e conectar seus movimentos com o do reflexo, isso também ajuda a criança a controlar seus próprios movimentos."


Agora esse não tinha visto ainda e amei: meias-brinquedo. Incentivam a curiosidade e os movimentos naturais do bebê, como pegar o próprio pé. Não é uma lindeza?!


Livrinhos também são indicados desde cedo. No começo mais como brincadeira, depois eles pegam gosto. Alguém tem indicação de livrinhos para bebês?

Bem, se você se interessou, sugiro que pesquise, porque isso aqui é um resuminho bem do sem vergonha. O fato é que por enquanto o berço do Pedro está no nosso quarto, onde vai ficar por um bom tempo. Mas a mamãe aqui está bem louca olhando todas essas idéias e pensando no que aprontar no quartinho dele. Vai ter estímulo de qualidade e na medida certa, afinal demais também faz mal, né?!

Um comentário: