segunda-feira, 19 de março de 2012

39 semanas


Em pleno funcionamento, prontinho para nascer. Agora serão apenas os toques finais, como o amadurecimento do cérebro e o surgimento de novas camadas de pele para torná-la mais resistente.

O pulmão está em condições de funcionar, mas isso só acontecerá após o nascimento - mais especificamente, no momento daquele chorinho na sala de parto que a deixará tão emocionada (ou não, nem todo neném abre o berreiro, principalmente quando não se apressam em cortar o cordão). Falando nisso, você já se informou sobre as vantagens do parto normal para o bebê? Vale a pena. (ô se vale! Estamos na luta por isso. Sim, porque infelizmente é preciso lutar)

Os meninos tendem a nascer um pouco maiores que as meninas. (ultimamente só nasceram piás compridos. 46, 50cm...) Apesar de ele estar bem apertadinho dentro do útero, vai continuar se mexendo bastante até a hora de nascer. (soluço tem todo santo dia, mas ele também brinca de ondinhas) Se você achar que os movimentos do bebê diminuíram ou pararam, procure o médico. O mais provável é que o bebê esteja apenas dormindo, mas o melhor é tirar a dúvida e descartar a probabilidade de algum problema.
                  

 Sua gravidez

 Você não sai do consultório do obstetra? É assim mesmo! Neste momento, ele acompanhará de perto a sua saúde e a do seu filho. A cada consulta, irá verificar o crescimento e a posição do bebê e também a dilatação do colo do útero. (semanalmente. Tudo certo) O médico só não será capaz de informar, com exatidão, o dia do parto. Quem decide isso é o seu bebê, que pedirá passagem para sair e você perceberá nitidamente com as contrações. (à espera da liberação do bendito sulfactante que vai desencadear nosso trabalho de parto...)

 Preste atenção: quando o intervalo entre elas começar a diminuir e se tornarem mais intensas, é hora de ir para a maternidade. (prestar mais atenção é impossível. Tento não surtar, mas estou atenta a qualquer sinal) O grande dia está chegando, e logo você vai estar com seu bebezinho nos braços. Não é incomum os bebês só nascerem depois da data prevista para o parto. (A data prevista do Pedro é 25/03, mas o chuchuzinho tem até 8/4 de prazo)

 Não tem jeito: os últimos dias da gravidez parecem mais compridos que a gestação inteira. Concentre-se nos preparativos finais para se distrair. A mala da maternidade já foi conferida e reconferida? (os dias até que estão passando num ritmo tranqüilo. A mala já foi reconferida. Segundo a Priscila, tinha escolhido roupas muito grandes. Ai é muito difícil adivinhar isso!)

 Se você não tiver nenhum sinal de trabalho de parto, converse com seu médico para saber o que ele pensa da possibilidade de induzir o parto normal, antes de partir direto para a cesariana, que tem uma recuperação mais demorada. (quero acreditar que não precisaremos de ocitocina)

 Nas consultas com o obstetra, ele provavelmente fará um exame interno para ver se você já tem alguma dilatação no colo uterino. Faça muitas perguntas e não tenha vergonha de procurar o médico ou a maternidade em caso de preocupação ou alarme falso. Eles estão mais do que acostumados. (semana passada, ainda estávamos com os 2cm)

 Você já deve ter visto na TV e em filmes aquelas cenas em que a bolsa rompe e a mulher começa a sentir dores na hora. Na vida real, não é bem assim. Só em 15% dos casos a bolsa estoura antes de o trabalho de parto começar. (no início da gestação tinha um pouco de desespero disso, mas agora já estou bem tranqüila. É só ficar de boa, beber muita água e cuidar, afinal de contas, o neném está “menos protegido”. Mas torço para a nossa estourar só no final do TP, o que pode deixar o processo menos dolorido)

 Talvez você veja um "sinal", um pouco de sangue na calcinha ou uma substância gelatinosa, que o chamado tampão mucoso. A saída do tampão não quer dizer que o trabalho de parto seja iminente. Ele pode começar um ou dois dias depois, ou até uma semana. (nada desse bendito tampão, ainda)

 Se este é seu primeiro filho, o trabalho de parto deve ser lento, mas há formas de acelerar o processo, tanto com meios naturais quanto artificiais, determinados pelo obstetra. (tem TP que dura 24 horas... uma prova de resistência!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário