domingo, 22 de janeiro de 2012

31 semanas


O bebê vive a fase do apogeu do crescimento, que vai da semana 28 à 37, com um ganho de 200g a cada sete dias (bastante!). A cabecinha está entre as partes do corpo que mais crescem.  Agora já consegue virar o pescoço para os lados.O cérebro, por exemplo, aumentou de tamanho nos últimos dias e as conexões entre as células nervosas se multiplicaram. Além disso, a visão de seu filho está quase perfeita e será aprimorada após o nascimento. Isso porque, nas primeiras semanas, os olhos do recém-nascido focalizam apenas objetos próximos (enxerga a uma distâcia de 30cm e bem "enuviado"). Depois, ele se acostumará com o colorido e enxergará também o que está distante.
Muitas crianças são mais ativas durante a noite, dentro da barriga. Já aconteceu de o bebê acordar você com as cambalhotas? (é bem difícil ele mexer durante a noite. É mais ativo quando também estou acordad, pela manhã e de tardezinha) Esse movimento todo é normal, e significa que seu filho está saudável. O bebê está acumulando gordura nos últimos meses, e os braços e pernas já estão mais torneados.

Sua gravidez
Encontrar uma posição confortável para dormir está cada vez mais difícil, não é? (não tem muitas opções, só deitada de um lado ou de outro. Às vezs de barriga pra cima, mas é só um pouquinho) Também pudera. Você carrega um bebê rechonchudo de aproximadamente 1,35 kg. E há ainda os pesos da placenta e do líquido amniótico, somando cerca de 12kg dentro de você. Hora de ficar bem atenta ao que come para não engordar demais. (felizmente a balança está nossa amiga, por enquanto) Alimentos leves cairão muito bem, como saladas, peixe, frutas e sucos. Nesta fase, mesmo para grávidas em forma, não é fácil se vestir, em especial escolher a calça, que deve ser confortável sem perder a elegância (estou preferindo usar vestidos, que são mais fresquinhos) . Possivelmente, para calçar sapatos você precisará de um auxílio.
Você já notou sua barriga ficando dura de vez em quando? Muitas vezes nem é a barriga toda, mas sim só um pedaço. São as chamadas contrações de treinamento, que são inofensivas, embora às vezes sejam chatas. (ainda não temos contrações de Braxton Hicks. Às vezes só aparecem na semana de dar a luz, sem pressa!)
Só há motivo de preocupação se você sentir mais de três ou quatro contrações em uma hora, ou se estiver perdendo líquido ou secreção vaginal diferente do normal. Converse com o médico se estiver sentindo cólicas como se fossem as da menstruação, ou dores nas costas que vêm e vão. Podem ser sinais de ameaça de parto prematuro.
Lembre-se de tomar muito líquido. A água de coco é uma ótima opção (se tomar mais água, vou explodir. Fora que tem noites que acordo 3x para ir ao banheiro, daí o sono não rende!) . Uma ou duas xícaras de chá verde por dia não fazem mal. Mas preste atenção para não exagerar nas bebidas com cafeína, como refrigerantes e café. O chá de boldo não é recomendado na gravidez.

2 comentários:

  1. Mas com o sono que vc anda tendo, ele dançar break que vc não vai acordar... ehehehhe... a não ser que esteja com a bexiga cheia neh... =D

    ResponderExcluir
  2. tem duvidas com quantos meses estou

    ResponderExcluir