domingo, 8 de janeiro de 2012

29 semanas


Os músculos e os pulmões do bebê continuam se desenvolvendo, e a cabeça está crescendo para acomodar o cérebro, que está cada dia maior e que nesta semana, começa a controlar o ritmo da respiração e a temperatura do corpo. Com tanto crescimento, ele precisa de muitos nutrientes (muitos, todo!).

Se você está esperando um menino (sim!), os testículos dele estão descendo de perto dos rins para a região da virilha. Se você espera uma menina, o clitóris dela ainda está relativamente saltado, porque os lábios da vagina ainda não conseguem cobri-lo.

Em seu balé gracioso, o bebê encontrou a melhor posição para vir ao mundo (o próximo ultra acho que vai ser só em fevereir. Estou ansiosa para saber se está na posição certinha). Por volta desta semana, ele se posiciona de cabeça para baixo no útero - posição chamada de vértex - e assim permanecerá até o parto.

Sua gravidez

Seu apetite está aumentando, porque o bebê está num estirão de crescimento e precisa de energia (aumentou um pouquinho, nada de prato de estivador, ainda). Tente resistir à tentação de comer doces e alimentos gordurosos demais (pode deixar! Fritura só muito de vez em quando, se saímos, porque em casa nem fazemos isso). É importante comer alimentos como feijão e verduras escuras, que são ricos em ferro, para afastar o risco de anemia (hum... acho que vou fazer lentilha nesta semana).

Muitos médicos recomendam vitaminas especiais para o pré-natal, que contêm ferro e cálcio. Só que esses suplementos podem agravar ainda mais sua prisão de ventre. Capriche na ingestão de fibras (tomo um suplemento desde o comecinho, mas tô susse de fibra, com o tanto de frutas que comemos).

Suas mãos e seus pés andam dorminhocos, formigando às vezes (não, ou pelo menos ainda não)? O motivo é que o útero, apertado como está, pressiona os vasos sanguíneos e a circulação fica assim comprometida. Mantenha-se calma, pois, em semanas, tudo vai mudar. Mas até lá você ainda tem muita coisa para fazer. São os cuidados com a arrumação do quarto, os brinquedos e os acessórios indispensáveis à criança (ai gente, travei! O quarto do Pedro tá parecendo um depósito e não consigo energia pra mexer nele). É por isso que, a partir de agora, além das dicas sobre saúde, alimentação e bem-estar, é necessário lembrar de cada um desses preparativos para você não se esquecer de nada. Comece com a mala da maternidade, que deverá estar pronta em breve (estava querendo esperar até fevereiro para lavar tudo e preparar a malinha. Será que é melhor adiantar?).

2 comentários:

  1. ahahahahah Bruna.... eu também estava relax sobre a malinha e outros preparativos..mas ontém me deu uma super crise de ansiedade!!!! Já estou pensando em antecipar um pouquinho rs

    ResponderExcluir
  2. Lembre-se que vc não está sozinha para arrumar as coisas do Pedro... ;) Tb estou preocupado... esses dias parecia que faltava tanto tempo para ver as coisas... e agora parece que não temos quese que tempo nenhum... O.o
    Mas vamos la, o berço ta montado... o guarda roupa tb... soh ajeitar as coisas... =)
    :******

    ResponderExcluir