domingo, 1 de janeiro de 2012

28 semanas


Começou oficialmente o terceiro trimestre! As unhas do seu bebê estão se desenvolvendo, e camadas de gordura se formam aos poucos sob a pele, nos preparativos para a vida fora do útero.

Se você gosta da ideia de interagir com o bebê mesmo antes de ele nascer, uma boa maneira de fazer isso é ler ou cantar para ele. Ou mesmo conversar. Estudos e a experiência de outras mães mostram que o bebê reconhece a voz da mãe assim que nasce. Mas, se achar estranho fazer isso, não se preocupe. Seu bebê vai reconhecer sua voz de qualquer jeito. (mamãe não canta para te poupar, tá Pedro?! É muito talento!)

Seu filho já tem até cílios! Logo ele estará olhando para você. Olhar nos olhos do seu filho pela primeira vez é uma das melhores experiências da maternidade. (as fotos que mais gosto são desse momento. Aqueles olhinhos perdidos olhando para a mãe e quase sem enxergar, com aquela carinha enrugadinha... é muita fofura)

As retinas também passam por um período de aprimoramento e já captam com mais precisão a luminosidade do ambiente. A visão está bastante aguçada. (audição também, neh?! Esta noite quando soltaram um rojão, teve gente que deu um pulo aqui dentro) 

Como fica sua vida

Talvez o médico peça alguns exames extras nessa fase. Um exame de sangue pode detectar uma diabete gestacional, por exemplo. (vou fazer daqui a duas semanas. É ruim, tem que beber um troço doce)

Para mulheres que têm sangue Rh negativo, está chegando a hora de tomar a vacina para evitar problemas na hora do parto, no caso de o bebê ser Rh positivo. Uma nova injeção é aplicada depois que o bebê nasce, caso seja comprovado que ele é Rh positivo. (sim. A negativo)

A barriga pontuda é sinal de beleza na gravidez. (finalmente me encaixo em algum padrão de beleza!!) Então aproveite para exibi-la com orgulho, com batas modernas, e capriche no visual. (estamos caprichando, porque gravidez não é sinônimo de embarangamento, mas estou tentando me virar com as peças que já tenho. Não pretendo comprar mais roupas de gestante, para evitar gastos desnecessários) Evidencie o que os hormônios da gestação naturalmente embelezaram em você. Os cabelos? (nossa! Cresceram bastante e estão bem fortes) A pele? Valorize-os! Isso a fará dar menos importância aos sintomas desagradáveis comuns na gestação, como a dificuldade de respirar, mais incômoda nesta semana. O mexe-mexe do bebê está empurrando o seu diafragma e isso torna a respiração mais difícil. (gente, estou com só um pouco de falta de ar, mas é pouco mesmo, tem dia que nem aparece nada. Também tem gente que reclama de dor quando o neném mexe. Até agora não estamos nesse time)

Algumas gestantes também reclamam de sangramentos nas narinas ou da sensação de nariz entupido. Não se assuste. Na gravidez, a mucosa das vias nasais pode dilatar um pouco e provocar tal reação. A recomendação mais importante é não usar descongestionantes e conversar com o seu médico para encontrar um alívio. (em alguns dias isso acontece. O GO já recomendou inalação com soro. Ajuda bastante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário