domingo, 18 de dezembro de 2011

26 semanas


Nesta etapa da gravidez, se pudesse ser medido, o bebê teria algo em torno de 36 centímetros (grandinho, neh?! Tem bebê que nasce com 40cm). Os olhos estão começando a abrir. Ele responderá melhor a sons mais no finalzinho do sétimo mês, quando a rede de nervos que se estende até o ouvido estiver completa.

Ele escuta seus batimentos cardíacos e se sente tranquilo. (ou agitado, se acontecer alguma coisa, neh?! Por isso que é importante estar sempre zennnnnnnnn) Se à noite ele se mexe mais, experimente cantar uma música de ninar. É possível que ele se acalme. (os horários de maior movimentação são à tarde e à noite, mas durante a tarde, fica bem mais espertinho. Ontem cedo, dei uma espiada na barriga e tinha um calombo do lado esquerdo. Acho que é devido à posição dele... é engraçado!) Quanto à respiração, o pulmão continua se exercitando, inspirando líquido amniótico. Assim, quando nascer, o bebê terá um ótimo fôlego para tudo, inclusive chorar.

A partir de agora até a hora do nascimento, o peso do seu filho triplicará, já que nas próximas semanas ele vai acumular gordura bem mais rapidamente. O bebê precisa de gordura para poder se ajustar à temperatura mais fria que o lugar tão quentinho em que está neste momento. (gordurinhas do bem =D) Além disso, a gordura será fonte de energia e calorias nos primeiros dias de vida. É comum que recém-nascidos, especialmente os que mamam no peito, percam peso na primeira semana depois de nascer.
 

Como fica sua vida

Você está se aproximando da reta final -- o terceiro trimestre. Antes que possa imaginar, vai estar segurando seu bebê no colo. (loucura! Parece que foi ontem que tudo começou)

Nesse período, algumas mulheres têm um leve aumento da pressão arterial, o que é normal. Mas, se seu peso subir muito, sua visão ficar embaçada e seus pés e mãos incharem de repente, pode ser que você esteja com pré-eclâmpsia. Ligue para seu médico imediatamente ou procure um pronto-socorro se perceber qualquer um desses sintomas. (por enquanto só um inchacinho normal)

Nesta semana, é possível que o obstetra peça o teste de glicemia pós-prandial, que avalia como o seu organismo se comporta na hora de processar o açúcar dos alimentos. Essa avaliação serve para detectar o diabete gestacional, um problema que atinge 10% das grávidas e, geralmente, desaparece depois do parto. (próxima consulta é amanhã. Veremos quais serão as observações) Vamos a outros assuntos mais gostosos. A vida sexual não precisa parar à medida que a barriga cresce. Ao contrário, é uma boa ocasião para descobrir novas posições e prazeres. (Ha! Junte barrigão com dores na perna e coluna. Precisamos ser quase mágicos para encontrar posições adequadas. Mas é possível, viu ;)
 

Fonte: relatório semanal de http://brasil.babycenter.com e http://bebe.abril.com.br

Um comentário:

  1. Vocês estão demorando demais pra postar!!!
    Pensei que agora na reta final iria ter mais coisas rsrsrs
    Pois é amiga, daqui trÊs meses teremos o Pedro nos seus braços pra gente apertar, abraçar, beijar, morder e estragar - que como tia essa é a minha função e sei fazer, modéstia à parte, muito bem =D
    A gente já ama ele!!!

    ResponderExcluir