domingo, 11 de dezembro de 2011

25 semanas

Mesmo sem ar nos pulmões, seu bebê começa a fazer alguns exercícios de respiração. Por outro lado, os cinco sentidos estão se desenvolvendo com rapidez.
Tomografias do cérebro de fetos nesta fase mostram que os bebês respondem ao toque. Você pode até brincar, tentando mexer no pé dele quando ele der um chute, ou deitando de barriga para cima e rolando de um lado para o outro, para ver como ele reage (que legal! Vou experimentar da próxima vez que ele estiver mexendo. Já virar na cama é meio impossível devido à perna). As pálpebras do bebê já se abrem e o coração bate forte. Especialistas afirmam, ainda, que, se uma luz for colocada diante da barriga das mães, eles tendem a virar a cabeça -- o que, segundo especialistas, indica o funcionamento do nervo óptico (ele já podia reconhecer dia e noite e entender que noite é para dormir, neh?!).
A cada dia que passa, seu filho se parece mais com o recém-nascido que será daqui a alguns meses. O cabelo já tem cor e textura, embora depois do nascimento elas possam mudar. Bebês que nascem com cabelo escuro muitas vezes depois ficam com cabelo claro e vice-versa (hum... então já passou da fase de tomar formol pra ver se ele já nascia com progressiva =P).

Como fica sua vida
Seu sono provavelmente não anda muito reconfortante devido a sonhos intensos ou a pesadelos. Isso é bem normal, já que, ao dormir, seu subconsciente vira o espaço para dar vazão a temores sobre a gravidez e seu futuro papel de mãe (gente, não estou tendo mais sonhos malucos. Sono super tranquilo).
Além disso, a barriga maior torna difícil encontrar uma posição confortável na cama (só tenho duas opções: barriga para cima e do lado direito, o esquerdo dói e de bruços está fora de cogitação há muito tempo).
É recomendável começar a criar o hábito de dormir de lado (caso você ainda não faça isso). Travesseiros são seus grandes amigos, por isso use vários: entre as pernas, embaixo da barriga, na lateral ou onde eles a deixarem mais confortável (daí você manda o marido dormir no sofá, porque 500 travesseiros mais duas pessoas numa cama é meio difícil).
Ontem você estava irritada, hoje acordou alegre e, de repente, sentiu vontade de chorar? Não se assunte, é assim mesmo. Todas as gestantes experimentam a sensação de estar com as emoções intensificadas e o humor oscilante. Sintomas esperados, já que os hormônios estão em ebulição no seu organismo (acontece, não vou mentir, mas estou para dizer que estamos no nível normal de mudanças bruscas. No começo da gestação foi muito pior). Para se sentir melhor, alimente-se bem e tente proporcionar a você mesma boas noites de sono. Para isso, evite as bebidas com cafeína, como o café, o chá preto e os refrigerantes à base de cola. Essas substâncias podem deixá-la mais ansiosa e, ainda, piorar o seu humor. Uma boa dica é não abrir mão de fazer uma atividade física - vale até mesmo uma caminhada leve. Isso ajudará, inclusive, na melhora da autoestima, que constantemente precisa de um reforço. Exercitar-se também aprimora o sistema imunológico, que costuma ter oscilações na gestação, e serve como mais uma forcinha para evitar gripes e desânimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário