domingo, 4 de dezembro de 2011

24 semanas ou 6 meses


Desde a semana passada, o bebê engordou cerca de 90 gramas(única fase da vida em que cada grama conquistado é comemorado). Ele já tem 21 cm, mas pesa pouco, cerca de meio quilo (está bom para quem pesava 30g há um tempinho). A pele dele é fina e frágil, mas o corpo está tomando forma e ocupando cada vez mais espaço dentro do seu útero (percebeu a diferença da figura desta semana? O coitado está apertado!).

Nesta fase, o bebê pode até estar desenvolvendo um fraco por doces. As papilas gustativas estão se formando e esse gosto pelo doce faz parte do processo (ai neném, pelo seu bem, goste moderadamente, não seja como a mamãe. Nem estou consumindo muito doces para não desandar tudo).

Outro grande marco desta etapa é a possibilidade de o bebê agora sobreviver, com muitos cuidados especiais, num hospital bem-equipado, no caso de um parto prematuro. Ele se torna, então, um bebê "viável". Ai gente, fico tão, mas tão aliviada de chegar a essa fase... claro que prefiro que o Pedro nasça com 40 semanas, completinho, mas só de saber que ele já pode sobreviver caso aconteça alguma coisa, é um conforto muito grande.

Os pulmões começaram a produzir o surfactante, uma substância responsável por garantir que ele consiga respirar sem problemas nos primeiros momentos fora da barriga da mamãe e, assim, ter fôlego extra para abrir o berreiro. (uma coisa que descobrimos nos encontros do Gesta: sabe o famoso berreiro que o neném faz quando nasce? Então, quando o neném nasce bonzão, daí esperam de 3 a 5 minutos até o cordão parar de pulsar e ele receber os últimos tantos de oxigênio e sangue, o pulmãozinho dele vai se acostumar aos poucos a ter que funcionar e dificilmente vai chorar, no máximo dar uma resmungadinha. Mas, infelizmente, a prática mais comum é o neném ser tirado e já clampearem e cortarem o cordão, daí para o pulmão é como se uma bexiga fosse inflada de uma vez, sabe?! Isso dói, daí ele chora, mas é um trauminha que poderia ser evitado com boa vontade e conversa com a equipe médica. Ah! Mais uma coisa: tem um estudo que diz que esperar pelo menos 3 minutos para cortar o cordão, pode contribuir para o neném ter menos anemia. Bom, neh?!)

Sua gravidez

É bem possível que você esteja esbarrando nas coisas ao seu redor e, às vezes, calculando, erroneamente, que irá passar numa brecha quando, na verdade, acaba se apertando mais do que esperava. Normal! Nos últimos dias, sua barriga cresceu e seus quadris se alargaram, sinais de que seu corpo está se adaptando para acomodar um bebê cada vez maior e se preparando para o parto.(a pior de todas foi num dia que tive que passar entre um caminhão e uma portona. Jurei que passava e não deu certo. Estava com uma bata branca e fiquei com a barriga e s peitos sujos de barro. Bem lindo!)

Nesta fase, algumas mulheres sentem tonturas ao se levantar rapidamente. Pode ser a chamada hipotensão postural, uma queda na pressão que faz o sangue descer do cérebro rapidamente devido à força da gravidade. Converse sobre o assunto com seu obstetra. Em alguns casos, as tonturas podem denunciar problemas como anemia e alterações nos níveis de açúcar do sangue. (isso ainda não tenho, não, mas por favor, não precisa ter todos os sintomas de uma vez, neh?!) E como é que anda a seleção de roupas para o pequeno? Já está mais do que na hora de ir às compras. Quando voltar para casa cheia de sacolas, faça um escalda-pés para relaxar. Você merece! (olha, sinceramente, acho que o enxoval do nosso neném está completo. Tem bastante roupinhas, mil fraldas de todos os tamanhos... acho que só falta a banheira, mesmo)

Estrias avermelhadas podem aparecer na sua barriga, coxas, bumbum e seios. Muitas mulheres também reclamam de coceira na pele. Estrias são típicas desse estágio da gravidez e costumam ficar mais discretas e com um tom mais próximo da própria pele depois do parto. E sempre há a chance de você ser uma das sortudas que passam incólumes pela gravidez, sem estrias. Sua mãe tem? A hereditariedade infelizmente é um dos fatores determinantes para o surgimento de estrias. (meu segundo nome é estria. Faz as contas: engordei 3k até agora. 10% foram para a barriga, o resto se concentrou nas coxas. Resultado: uma superfície lindamente rendada. Além disso tem um pouco nos seios e bem pouquinho na lateral da barriga. Passo creme, óleo, todas as melecas disponíveis, mas quando o corpo está no limite, é difícil, mesmo)

Os olhos tendem também a ser mais sensíveis à luz e a ficar mais secos, um sintoma perfeitamente normal da gestação -- embora menos conhecido. Para melhorar o desconforto, pingue uma solução de lágrimas artificiais que pode ser encontrada nas farmácias. (olha, o que senti até agora é que às vezes acordo com o olho meio irritado, como se fosse uma conjuntivite leve. Daí pingo um colírio light e boa)

Fonte: relatório semanal de http://brasil.babycenter.com e http://bebe.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário