domingo, 6 de novembro de 2011

5 meses ou 20 semanas



Foi dada a arrancada do crescimento: a essa altura, ele já pesa 260 g e mede cerca de 16 cm (acho que no próximo ultra ele vai estar com uns 20cm). O bebê está agora engordando e virou uma coisinha meio gosmenta (palavra bonita de se usar para um bebê) - uma substância oleosa chamada verniz caseoso ou vérnix cobre todo o corpo dele, a fim de proteger a pele da prolongada submersão no líquido amniótico. Alguns bebês chegam a nascer ainda cobertos por ele. Essa substância, que é muito escorregadia, também vai facilitar a descida do bebê no momento em que ele se encaixar na pelve (importante!), lá no fim da gestação.

 A cada dia que passa, ele engole mais líquido amniótico, o que é um ótimo treino para o sistema digestivo antes da alimentação de verdade. Nestas semanas, o bebê também produz em sua barriguinha uma substância conhecida como mecônio.

De cor negra ou verde bem escura, o mecônio é formado por células mortas, secreções do estômago e o líquido amniótico engolido. Ele se acumula nos intestinos e aparecerá depois na primeira fralda que você trocar (a primeira vez que vi imagem disso, achei uma coisa meio ET... cocô verde!).
 
Como fica sua vida

Literalmente sem fôlego? Pondo a língua para fora depois de subir uns meros degrauzinhos? Um pouco de falta de ar é normal e pode até piorar à medida que o útero cresce e pressiona os pulmões, mas fale com seu médico se isso se agravar demais (tenho falta de ar desde o segundo mês... preciso marcar consulta com o cardio só para garantir).

Ops... Por acaso, num dia desses, você se surpreendeu com um líquido branco, em pouca quantidade, no bico do seio (não) ? Trata-se do colostro, o leite que alimentará o recém-nascido nas primeiras mamadas. Uma pequena quantidade pode ser liberada quando as mamas são levemente massageadas (nossa, mas já?!). É possível também que você tenha percebido o aumento da umidade vaginal, a chamada leucorreia. Esses são sintomas da gravidez que em nada a impedem de fazer sexo. É só conhecer as posições mais indicadas para a gestante e investir em noites de amor. Depois, nada melhor do que um belo copo de água de coco, que, além de refrescante, faz superbem às grávidas (mor foi bom pra você? Então me alcança a água de coco, por favor =D). Na agenda, reserve um tempo para o ultrassom morfológico, normalmente indicado para a 20ª semana. É um exame importante e muito esclarecedor. Converse com o seu médico sobre ele.

Outra coisa importante nesta fase é a ingestão de uma quantidade suficiente de ferro. O bebê precisa dele para produzir glóbulos vermelhos. Entre os alimentos ricos em ferro estão carnes vermelhas magras, frango, peixes e lentilha. Só tome suplementos vitamínicos se eles tiverem sido recomendados pelo obstetra (sopa de espinafre a semana inteira acho que ajuda).

Fonte: relatório semanal de http://brasil.babycenter.com e http://bebe.abril.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário