domingo, 30 de outubro de 2011

19 semanas

Que doida a foto desta semana!

Seu futuro bebê ainda é ainda um peso pena que, a cada dia, está ficando mais inteligente (acho que está com uns 25cm e mexer decentemente até agora, nada!). Uma substância chamada mielina começou a se formar em volta de seus neurônios. Isso garantirá a perfeita transmissão de impulsos elétricos no cérebro da criança. Era só o que faltava para o sistema nervoso dela funcionar perfeitamente (engraçado que o sistema nervoso é uma das primeiras coisas a se formar, desde o comecinho).

Esta é uma fase essencial para o desenvolvimento sensorial do bebê, que ocorre em áreas especializadas do cérebro para odor, paladar, audição, visão e tato (mais do que nunca, hora de começar a estimular).

Alguns estudos indicam que agora ele até ri (se puxar o pai, vai nascer com um sorrisão lindão). E o que será que está escutando lá dentro da sua barriga? Muitas coisas, como o som do sangue passando pelas veias, os ruídos do seu estômago ao digerir e, claro, sua voz (essa semana minha barriga foi meio agitada, ele deve ter pensado que estava numa rave)!

Se você estiver esperando uma menina, imagine só que ela tem 6 milhões de óvulos nos ovários -- número que vai diminuir para 1 milhão até a hora do nascimento (já?!?!?!? E será que menino vai ter os espermatozoidinhos quando?).


Sua gravidez

Se você está se sentindo insegura e cheia de dúvidas nesta fase, procure conversar com o obstetra. Anote tudo o que precisa perguntar e não deixe de questioná-lo sobre os sinais que por ventura possam denunciar problemas, como sangramentos, dores e febre (conversamos bastante, mas fico sempre mais tranqüila lendo bastante coisas em sites confiáveis e em depoimentos).

É fato: os inchaços incomodam muito neste período, mas podem diminuir se você não abusar do sal (os últimos três dias foram de pés parecendo pãozinho). Outra dica é consumir alimentos ricos em magnésio, mineral que ajuda a controlar os níveis da pressão e previne contrações uterinas fora de hora (preciso pesquisar: o que tem magnésio?).

O útero já cresceu bastante e a parte de cima provavelmente aproxima-se do umbigo. De agora em diante, ele aumentará cerca de um centímetro por semana (semana passada deu pra perceber bem que a barriga cresceu, não foi muito de um dia pro outro, mas de colocar a mão, dá pra notar que tem uma diferença de volume).

É possível que você sinta alguma dor no baixo ventre. Não é nada para se preocupar -- são os músculos e ligamentos que sustentam a barriga se esticando cada vez mais (ontem à noite estava parecendo cólicas de intensidade média).

Muitas mulheres morrem de medo da dor do trabalho de parto e do parto normal em si. Apesar de um grande número de mulheres optar pela cesariana aqui no Brasil para evitar o problema, pense bem no assunto, já que os riscos desse tipo de parto são muito maiores que os do normal. Além disso, a cesariana também dói bastante, só que depois que o bebê já nasceu (e quando você tem muito mais coisas com que se preocupar).

Os hospitais dispõem de várias maneiras eficazes de aliviar as dores do parto normal. O mais importante é se informar o máximo possível sobre os dois tipos de parto, porque, quanto mais no controle você se sentir, menos tensa vai ficar (no último domingo comecei a conversar com uma doula de Maringá, a Patrícia Merlin, que me tirou algumas dúvidas. Precisava muito ter o ponto de vista de alguém com experiência, conhecimento científico, porém humanizado).

Fonte: relatório semanal de http://brasil.babycenter.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário