domingo, 9 de outubro de 2011

16 semanas ou 4 meses



O trabalho não pára. (só 9 meses, tem que ser intenso, mesmo) No organismo do seu futuro bebê as células se multiplicam. Todos os órgãos estão a postos e continuam se desenvolvendo. Seus ossos se fortificam. Já os sistemas circulatório e urinário estão sendo aperfeiçoados. Enquanto ele inspira e expira o líquido amniótico, vai exercitando os pulmões. (surgiu uma dúvida durante o almoço: se eu pegar gripe durante a gravidez, o neném também pega? E se ele pegar, espirra?)

O bebê tem agora, mais ou menos, o tamanho de um pêra, mas prepare-se porque ele vai dobrar de peso e tamanho nos próximos 15 dias. (e a barriga só que cresce)

As pernas estão muito mais desenvolvidas, e ele tem a cabeça mais reta e já tomando a forma que conhecemos, embora ainda não haja cabelo. As pálbebras continuam fechadas, mas os olhos se mexem. Muitos bebês brincam com o cordão umbilical nesta fase. (é a única coisa que dá para pegar com as mãozinhas, vai brincar mais com o que?)

Sua gravidez
Confesse: você deve estar ouvindo muitos elogios. Não é por menos. As mulheres tendem a ficar mais bonitas e radiantes na gravidez. (ai, obrigada!) Há uma explicação para isso. Além da felicidade de ser mãe, o aumento do volume de sangue, que chega a ser 50% maior nestes meses, está por trás desse efeito Cinderela, deixando sua pele corada e reluzente. (acho que a maior beleza a gente sente de dentro para fora e nesse período aumenta bem) Por isso, não deixe de comer alimentos ricos em ferro. Esse mineral vai estimular a produção de glóbulos vermelhos no seu sangue e no do seu filho e evitará problemas de saúde, como a anemia. Outro nutriente que não pode faltar na sua dieta é o zinco, que manterá seu sistema imunológico - e o do futuro bebê - funcionando a mil.

Agora deixa eu falar que levei um susto esta semana, porque detectei que minhas unhas das mãos estão crescendo duas vezes mais rápido. Tá, o mundo não vai mudar muito por causa disso, mas é que é um bom indício de que estamos bem vitaminados. O cabelo igualmente está ainda mais forte. Bom, neh?! 

Fonte: relatório semanal de http://brasil.babycenter.com e http://bebe.abril.com.br

2 comentários:

  1. Avisa o bebê que já trouxe para casa o primeiro presente dele! Mas que por conta dessa timidez para nos contar seu gênero, teve que ser em cor neutra! Senão eu é quem iria morrer de ansiedade! hahahaha
    Se bem que depois das três horas que passei dentro da tokstok, já estou mais paciente e se for uma menina... ai ai, as coisas rosas são mais fofas!
    beijoooooo

    ResponderExcluir
  2. Re, você já está sofrendo de criancice aguda, também?! eheheheh Tudo para neném é fofo demais, então é facílimo de se empolgar. Mas vamos torcer. Terça-feira vai acabar essa ansiedade!

    ResponderExcluir