quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Falando com criança

Ohnn ti toisa mais fofa da mãe.

Que cuti esse nenénzãum da tia com buchechão.

Mais ti toisa maizi linda!

Pára tudo. Aliás, para, porque caiu o acento diferencial.

Gente, tenho três tipos de desespero quando ouço gente falando desse jeito. Sempre tive. Daí que estava pesquisando uns vídeos de banho no Youtube e encontro gente em pleno momento de limpar o bumbum do neném falando como se a criança fosse... fosse o que? Nem sei dizer o que.

Fato é que não ajuda no desenvolvimento, não facilita o entendimento pro neném. Pra ter uma ideia, até o Tevez, o shitzu da minha mãe que tem uns quatro anos não gosta que falem assim com ele e parece que todo cachorro lindo e fofo tem que ser tratado desse jeito abestado. Afff!

Além do mais, pode influenciar a criança a permanecer com a fala errada, o tal do tatibitate.

Passei muito, mas muito tempo mesmo sem conviver com criança e achei mó legal quando comecei a namorar o atual marido, que na época tinha irmãozinho de uns oito anos. Tá, já é grande, neh?! Mas eu falava tipo super que nem adulto com ele. Depois de umas vezes percebi que o negócio não tava rendendo, porque em algumas palavras ele fazia cara de “ahn?!?”. Vocabulário adaptado e tá ótemo. Comunicação eficiente!

Então fica a dica: quando meu neném nascer, fale com ele que nem gente. Só isso. Use palavras simples, bem pronunciadas e em um tom agradável aos ouvidinhos sensíveis. A audição dele e dos pais agradece, tah?!

Bejãozaum!

Obs.: sofro por antecedência? Talvez! Mas tô atacada nas neuras, ultimamente!

3 comentários:

  1. Ainda bem que vc ta usando blog pra desabafar as neuras neh? ehehehhe =D

    Mas então, também concordo que é muito melhor falar correto com a criança, assim não precisa gastar com fono depois tb... =D

    ResponderExcluir
  2. nossa gente!!!!! acho isso impossível!!!
    NENE da titia vai ser mimado pela titia!!!!!
    meu tchutchukinhu!!!!!
    hauhauahuahauhauah

    ResponderExcluir